Dor crônica é uma dor que persiste por mais de três meses, ultrapassando o tempo esperado de cura, e pode surgir de lesões nervosas, doenças como neuropatia diabética ou artrite, ou até mesmo fatores como estresse. Essa condição afeta muitos pacientes, impactando a qualidade de vida ao causar limitações diárias e desconforto contínuo. Entender suas causas e características é o primeiro passo para buscar alívio e melhorar o bem-estar.
Os sintomas da dor crônica variam dependendo da origem, mas geralmente envolvem uma sensação constante de desconforto que pode ser ardente, latejante ou em queimação, muitas vezes acompanhada de cansaço e mudanças de humor. Reconhecer esses sinais ajuda os pacientes a identificar a necessidade de cuidados adequados para lidar com a condição.
Saiba que não é necessário conviver com a dor e que tem tratamento. Um neurologista pode ajudar a elaborar um plano terapêutico, visando melhorar sua qualidade de vida.
O diagnóstico da dor crônica é feito por meio de uma avaliação detalhada do histórico do paciente, exames físicos e, quando necessário, exames de imagem como ressonância magnética ou eletroneuromiografia para identificar a causa. Não existe uma cura única, mas o tratamento inclui medicamentos como anti-inflamatórios ou anticonvulsivantes para aliviar a dor, fisioterapia para melhorar a mobilidade e terapias que ajudam a lidar com o impacto emocional. Técnicas como estimulação nervosa elétrica também podem ser usadas, oferecendo opções personalizadas para aliviar os sintomas e promover uma melhor qualidade de vida.
Rua Francisco Sales, 86, Martins – Uberlândia/MG
Sim! Atendemos qualquer Estado do Brasil por teleconsulta.
Atendemos somente particular, entre em contato para mais informações sobre o atendimento.
A Dra. Luiza Beretta atende nos principais hospitais de Uberlândia, entre em contato para tirar todas as suas dúvidas.
© 2025 Dra. Luiza Beretta – CRM/MG 87167 RQE 63404